Skip to main content
Marcello Dudovich

1878 - 1962

Em 1920, Marcello Dudovich, de Trieste, criou um de seus posters mais famosos para a Campari, “O Beijo”. Na verdade, esse trabalho foi criado inicialmente como um rascunho em cores pastel para promover o Cordial Campari

Na versão final, o poster apresenta um casal em um bar de Paris enquanto se beijam com paixão, a cor vermelha é o elemento principal e a obra é declinada para Bitter Campari. Esse pode ser considerado o nascimento da “paixão vermelha”. A cor vermelha nessa obra destaca a atmosfera de um encontro romântico, o fogo da paixão e, claro, lembra a cor do famoso Bitter Campari. Não só os rostos e corpos dos protagonistas são vermelhos, mas também a almofada estilo Art Noveau no sofá, o líquido nas taças e o lenço na mesa.

As duas figuras, capturadas num momento intensamente íntimo, são desenhadas ao longo de uma composição diagonal que começa com duas taças de Bitter Campari em um canto (uma só degustada e a outra pela metade). As duas taças são destacadas pela elegante cópia branca à esquerda, com a escrita Liberty, que também ajuda a enquadrar a cena de amor.