Skip to main content
Leonetto Cappiello

1875 - 1942

Cappiello foi um pintor, desenhista, caricaturista, designer de posters e escultor de Livorno. Ele foi membro do time da Officine Grafiche Riccordi e foi particularmente famoso pelos inúmeros trabalhos feitos para clientes franceses e italianos.

É o autor do original conceito de “arabesco”, no qual as figuras se destacam sobre um fundo escuro, criando imagens claras e contrastes cromáticos vivos. As composições de cores vibrantes são chocantes e essenciais e criam uma associação imediata com o produto anunciado. Por conta de sua habilidade de renovar a arte de design de posters, ele é considerado o criador dos posters modernos e seu estilo se tornou muito importante para as gerações seguintes.

A peça de arte desta figura mostra claramente a abordagem vanguardista. As diferentes características dos dois principais produtos da época, Bitter e Cordial Campari, são reunidas em uma única imagem personificada, um Janus (da mitologia) de duas faces que substitui a simples representação das garrafas. Um fundo roxo escuro, em uma composição dinâmica criada pelas duas sombras ao redor dos braços dos personagens, os produtos são representados por essa figura, que se tornou um ícone da opinião pública, desencadeando o processo de identificação típico da publicidade.