Skip to main content
Leonetto Cappiello

1875 - 1942

Agora nosso passeio nos traz a um dos mais icônicos personagens imaginários da Campari.

Cappiello, nascido em Livorno, desde 1.898 trabalha em Paris, onde ele fundou sua casa de publicidade, Les Nouvelles Affiches Cappiello. Ele é considerado um dos mestres dos posters artísticos, e também é conhecido por inventar a técnica “arabesco vivante”: os personagens em seus posters são representados em um fundo muito escuro e compacto para destacá-los.

Num período onde a publicidade da campari é extremamente experimental, Leonetto Cappiello cria o chamado Spiritello, um palhaço pulando da casca de uma laranja e segurando uma garrafa de Bitter Campari

Essa peça de arte é uma verdadeira inovação na comunicação da Campari, o elemento chave da composição não é o produto, mas o personagem representando a marca através do senso de “joie de Vivre” (pode-se traduzir para alegria de viver, se preferir). O Spiritello é o primeiro mascote da Campari, e seu objetivo é fazer o consumidor se lembrar melhor da Campari como marca, por meio da associação a um único personagem.

O Spiritello também é a personificação do Campari Seltz: o Campari Bitter é evocado pela casca da laranja e pela garrafa, enquanto a água com gás é representada pelas bolinhas brancas na roupa do palhaço e pela sensação de movimento para cima, sugerido por toda a composição.