Skip to main content
Fortunato Depero

1892 - 1960

Um dos nomes que assina o Manifesto pela Reconstrução Futurista do Universo, de 1915, o artista Fortunato Depero é o símbolo da vontade da Campari de inovar sua comunicação, abrindo sua linguagem para a modernidade e a descoberta.

Depero colaborou com a Campari entre 1926 e 1936, produzindo mais de 120 sketches de publicidade e uma série que ele define como objetos de publicidade (bandejas, luminárias. Decorações…). 

Depero também é o criador da forma cônica (e icônica) da garrafa da Campari Soda, o aperitivo pronto para degustar, introduzido no mercado em 1932.

Através de sua abordagem multidisciplinar, irônica, leve e ao mesmo tempo significativa, Depero fez uma verdadeira revolução na publicidade, que declarou ser a mais viva das artes. Nessa peça, notamos que Depero evita a estrutura típica dos posters no início dos anos 1900, que apresentavam a imagem no meio da criação e o nome do produto na parte de baixo. Em vez disso, Depero integra esses dois elementos chave da publicidade brincando com a posição, os tipos de fonte e as figuras mecânicas.